A UPA terá atendimento 24 horas de clínica médica adulto e pediatria, com capacidade média de 500 atendimentos por dia, e vai resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. A Unidade oferecer raio-X, eletrocardiografia, pediatria, pequenas cirurgias (sutura), laboratório de exames, nutrição, serviço social e leitos de observação. O atendimento funcionará com o mecanismo de acolhimento com classificação de risco, seguindo o Protocolo de Manchester.
Para a construção da UPA Potengi foram investidos R$ 2.115.000,00, com recursos próprios do município e do Ministério da Saúde. A unidade tem 12 leitos de observação na Sala Amarela e três leitos na Sala Vermelha, além de quatro leitos de observação de pediatria. A partir das 7h da manhã deste sábado (05), a UPA contará com cinco médicos por plantão de 12 horas, sendo três de clínica médica e dois de pediatria. Ao todo, mais de 200 servidores trabalharão na unidade.
A UPA José Jorge Maciel é classificada pelo Ministério da Saúde como sendo de Porte II, com possibilidade de expansão, podendo a se transformar em uma UPA Porte III, e com isso passando a ter até 20 leitos de observação e atender uma média de 450 pacientes por dia.
Homenageado
A UPA Potengi leva o nome do médico José Jorge Maciel, natural do município de Macaíba e que tem uma história de serviços prestados ao povo do RIo Grande do Norte. Estudou na Faculdade de Medicina da Bahia. Após formado, o médico radiologista foi diretor do Sanatório Getúlio Vargas, além de exercer o cargo de secretário estadual de Saúde durante o governo Dinarte Mariz. E foi prefeito de Macaíba durante o período de 1953 a 1958.
“Agradeço emocionado ao prefeito Carlos Eduardo, a escolha do nome de meu pai, José Jorge Maciel, para esta importante unidade de saúde. Por seu amor à medicina, por sua sensibilidade social que o aproximava e identificada com as classes mais humildes e carentes da população, por seu espírito pioneiro e inovador, posso assegurar que, se vivo fosse, o meu pai se sentiria imensamente honrado com esta homenagem”, disse Olímpio Maciel, filho do homenageado.
Atualizado em 5 de março às 07:38