ESSE ESPAÇO FOI CRIADO A PARTIR DA INICIATIVA DE UM GRUPO DE MORADORES COM O OBJETIVO DE POSSIBILITAR A INTERAÇÃO ENTRE MORADORES, EX MORADORES E COMERCIANTES, ACERCA DE ASSUNTOS DE INTERESSE DA NOSSA COMUNIDADE.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Consumidor.gov

Novo site reúne reclamações de consumidores insatisfeitos

Após a reclamação, a empresa tem até dez dias para responder. Mais de 54 mil consumidores já estão inscritos.

Por Flávia Alvarenga

A partir de agora, os consumidores têm mais uma maneira de reclamar de um serviço ruim ou de um produto com problemas. O Governo Federal acaba de lançar o site consumidor.gov, onde o consumidor reclama e a empresa tem até dez dias para dar uma resposta.
Os depoimentos dos consumidores ficam registrados na rede para todo mundo ver. Em um deles, por exemplo, uma consumidora de Mato Grosso reclama que a máquina de lavar roupas parou de funcionar. Ela pede a solução do problema ou o dinheiro de volta. A empresa respondeu um dia depois e, segundo a consumidora, ela vai ganhar uma máquina nova.O site é um meio de resolução de problemas  fácil e simples. 
O consumidor se cadastra, reclama e aguarda a resposta da empresa, sem precisar procurar o Procon. Para isso, a empresa também precisa estar cadastrada. Mais de 54 mil consumidores já estão inscritos.
O maior número de reclamações é dos serviços de telecomunicações, com 46% dos registros. Em segundo lugar estão os bancos, com 20%. Depois, defeitos com equipamentos de telefonia e informática (16%), os eletrodomésticos (9%) e as outras reclamações em geral (9%).Além de reclamar, o consumidor ainda faz uma avaliação. No caso do setor de telecomunicações, o índice de solução dos problemas, por exemplo, foi de 81%. O tempo médio para uma solução foi de sete dias. A nota dada pelos consumidores ao site foi 3,5, em uma escala que vai de um a cinco.O objetivo do serviço é diminuir o número de casos que vão parar na Justiça. Para se ter uma ideia, 70% dos processos que estão hoje nos juizados especiais são de problemas do consumidor. Cada um deles custa, em média, R$ 1.700 para o Governo.De acordo com a Secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, o programa deu mais poder aos consumidores: “Os meios de comunicação, a internet e a disponibilidade encoraja muito mais o cidadão e o consumidor de se manifestar. Então eu tenho dito para o mercado, que se preparem, porque a era do grito do consumidor chegou, seja o grito do consumidor nos Procons, no juizado, nas plataformas, nas redes sociais. Ele não vai mais arcar com problema e nem com prejuízo”.

Fonte: G1

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

ASSEMBLEIA GERAL - INFORMATIVO

Imagem da Internet
Na última sexta feira dia, 30/01/2015, por volta das 20:00 horas, aconteceu na sede do Conselho Comunitário do Conjunto Santa Catarina, a primeira assembléia geral do ano de 2015, que contou com a presença de apenas 8 (oito) moradores, incluídos nessa conta o presidente e vice presidente do conselho que estavam presidindo a reunião. 
Dentre os diversos temas debatidos nessa noite, os que foram eleitos como necessidade de solução imediata foram o seguinte:

- A construção de um posto de saúde próprio para o conjunto e no conjunto;

- A melhoria da iluminação pública de avenidas, ruas e logradouros do conjunto com a substituição das lâmpadas de sódio(amarelas), por lâmpadas de vapor metálico ou de led(branca).

- Agendar reunião com representantes da pasta de segurança pública para, em conjunto com a comunidade, buscar soluções e implantar projetos de enfrentamento a violência.

Também foi apresentado pela diretoria do conselho que será implantado na comunidade, com data ainda não confirmada, o programa "2º Tempo". Esse é um programa do Ministério do Esporte que visa oferecer práticas esportivas e educacionais à crianças e adolescentes, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida(auto-estima, convívio, integração social e saúde), consequentemente diminuindo a exposição aos riscos sociais, tais como, envolvimento com a criminalidade, uso de drogas, gravidez precoce e etc, assegurando a esses jovens o exercício da cidadania.

Para a próxima assembléia, que será na última sexta feira do mês de fevereiro, dia 27/02/2015, serão apresentados todos os encaminhamentos feitos acerca do que ficou decidido na última reunião e quais serão os próximos passos a serem tomados.

O blog Amigos do Santa, convida a todos os moradores do conjunto Santa Catarina para participarmos juntos das próximas assembleias, pois entendemos que esses são momentos importantes para externarmos nossas preocupações, nossas opiniões e juntos construirmos soluções para os problemas da nossa comunidade que interferem diretamente na nossa qualidade de vida, e na qualidade de vida de familiares e amigos que escolheram esse belo e aconchegante conjunto habitacional para viver!

Por: Amigos do Santa