ESSE ESPAÇO FOI CRIADO A PARTIR DA INICIATIVA DE UM GRUPO DE MORADORES COM O OBJETIVO DE POSSIBILITAR A INTERAÇÃO ENTRE MORADORES, EX MORADORES E COMERCIANTES, ACERCA DE ASSUNTOS DE INTERESSE DA NOSSA COMUNIDADE.

sábado, 22 de novembro de 2014

ALUNOS DA UNP DESENVOLVEM TRABALHO NA PRAÇA DO COQUEIRAL

Alunos do curso de Educação Física Bacharelado da Universidade Potiguar - UNP, estiveram sexta feira, dia 21/11/2014, na Praça do Coqueiral (pracinha), para desenvolver um trabalho acadêmico que consiste em divulgar o treino funcional com base nas regras de trekking, da disciplina Esportes da Natureza e Aventura, ministrada pela Profª. Milena Câmara.

Vejam as fotos:

    Imagems cedidas


Imagem cedida

Imagem cedida

Foto 1


Imagem cedida

Imagem cedida


Imagem cedida


Imagem cedida
Imagem cedida


O grupo "Amigos do Santa Catarina" reforça a necessidade  de mantermos os  nossos espaços públicos limpos e conservados, de modo que, cada vez mais eles se tornem áreas de convivência que possam ser desfrutadas, tanto por nós da comunidade, como também, pelos visitantes.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

UMA VITÓRIA PARA O CONJUNTO SANTA CATARINA: "Praça Limpa"

Os moradores do Conjunto Santa Catarina verificaram a presença de funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos - SEMSUR na Praça do Coqueiral. Desde a segunda-feira (17.11.2014) eles estão realizando a limpeza da nossa "pracinha".
Esta vitória foi proveniente de um trabalho que, embora recente, já tem rendidos bons frutos para a comunidade.
Nos dias 09.11 (domingo) e 15.11 (sábado), o Grupo "Amigos do Santa Catarina" - ASC, em conjunto com moradores que se sensibilizaram com a causa, tem realizado um mutirão para a limpeza da Praça do Coqueiral.
Aliado ao trabalho efetivo ("mão na massa"), também foi realizada uma solicitação do "Amigos do Santa Catarina" ao Titular da SEMSUR, Raniere de Medeiros Barbosa, por meio da Carta nº 02/2014, de 10.11.2014, protocolada no dia 13.11.2014, em que pedimos a atenção para a revitalização da nossa praça, sobretudo, pelo fato de que o grupo ASC, em parceria com a Unidade Saúde da Família do nosso conjunto e o professor de Artes Marciais Dalrivan Jorge, vem promovendo a prática do Tai Chi Chuan, às sextas-feiras, referente ao Projeto "Movimente-se e Livre-se das Doenças", bem como já se tratar de uma reivindicação dos moradores e praticantes de exercícios.
Desta forma, com ações efetivas, tanto com o mutirão, quando com a solicitação junto ao órgão competente, conseguimos a vitória de ver a limpeza da nossa "pracinha".
Aproveitamos a oportunidade para reiterar os votos de consideração e deixar nosso agradecimento ao pronto atendimento da solicitação pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, na pessoa do Sr. Raniere de Medeiros Barbosa, bem como àqueles funcionários que, sob sol e calor, se encontram, neste momento, realizando a limpeza e revitalização.
Mas a nossa luta não termina aqui! Vamos dar continuidade!
Parabéns, Conjunto Santa Catarina.
Segue abaixo algumas fotos:

Mutirão 15.11.2014 (deixo de colocar fotos do mutirão do dia 09.11, tendo em vista já existir uma postagem com elas):



 Carta nº 02/2014, enviada à SEMSUR:


SEMSUR na Praça do Coqueiral:






terça-feira, 18 de novembro de 2014

MÁRCIO GOMES O ENTREVISTADO DO MÊS

ENTREVISTA COM MÁRCIO GOMES COORDENADOR DO PROJETO PZIEC 


Esta postagem marca o inicio da divulgação de uma série de entrevistas com pessoas que realizam trabalho social dentro da Comunidade do Conjunto Santa Catarina.
Este espaço servirá também para informar as atividades em curso nesta mesma comunidade, sejam elas de natureza educativa ou social. Para que nosso objetivo seja alcançado temos como foco principal o trabalho de despertar o interesse de todos no que diz respeito a indispensável participação de cada morador em particular pelo que entendemos por Comunidade Participativa.

Começamos, hoje, com o Sr. Márcio Gomes, residente à Rua Lacerdópolis e morador do Conjunto há mais de trinta anos.
Amigos da Santa – O Sr. poderia nos dizer se já participou de algum projeto social nesta Comunidade ? E, se possível, declinar o resultado alcançado ?
Márcio Gomes – Participei da gestão do Conselho Comunitário do Conjunto Santa Catarina na gestão anterior. Nesta gestão continuo atuando como membro do conselho. Há quatro anos venho trabalhando com o projeto Escolinha de Futebol para jovens deste conjunto de idade entre dez e dezessete anos chamado PZIEC (Projeto Zona Norte Independente Esporte Clube). Acompanho os treinamentos semanais realizados no campo de futebol Piabão aos sábados das seis às dez horas.
Promovo, também, outro projeto chamado “Pelada da Comunidade” para as pessoas da comunidade, às quartas-feiras das 19:00 às 20:30hs para os veteranos, pessoas com idade a partir de 35 anos e às sextas também no mesmo horário onde podem participar jovens com idade até 34 anos.
Amigos do Santa – Existem mais pessoas que estão envolvidas e colaboram nesse seu trabalho ?
Márcio Gomes – Na verdade, os idealizadores e pioneiros do projeto são os Srs. Luiz e Heider. Essa atividade começou no campo de areia, vizinho ao Clube de Mães. Conto, também com a participação de Josenaldo (Naldo) na condição de preparador físico.
Amigos do Santa – Gostaríamos de saber quantos jovens são atendidos pelo projeto ?
Márcio Gomes – Trabalhamos com aproximadamente 100 jovens de idade entre 10 e 17 anos. Esse projeto não se resume a prática de esporte, que já seria de grande feito, por se tratar da saúde dos nossos jovens. Contribui para melhorar o rendimento escolar desses jovens posto que para permanecerem no projeto precisam ter bom desempenho na Escola. O nosso compromisso além de formar atletas é de formar cidadãos. Se alcançarmos isso o nosso trabalho está realizado.
Amigos do Santa – Quais são os maiores obstáculos enfrentados ?
Márcio Gomes – O maior obstáculo decorre da falta de espaço físico para a realização dessas atividades em outros horários, o que limita a nossa capacidade de absorver mais jovens e ampliar nosso trabalho.
Amigos do Santa – Por falar em atleta, a Escolinha de Futebol já colheu algum fruto ?
Márcio Gomes – Sim. Temos atletas formados por esse projeto atuando em Clubes de Futebol, entre tantos : América/RN e ABC/RN; Chapecoense/SC; Bahia/BA; e Fluminense/RJ.
Amigos do Santa – O que motivou o Sr. realizar esse trabalho ?
Márcio Gomes – Primeiramente foi a paixão pelo futebol e depois pelo interesse em participar de projeto voltado para a sociedade. Ao longo da minha infância e juventude participei de projetos semelhantes no Conjunto Santa Catarina.

domingo, 9 de novembro de 2014

AÇÃO SOCIAL NA PRAÇA DO COQUEIRAL

Hoje, 09.11.2014, o "Amigos do Santa Catarina" esteve, em mais uma ação social, na Praça do Coqueiral, para realizar a primeira etapa da limpeza da nossa "pracinha" e, durante toda a manhã do domingo, participamos desta empreitada que rendeu ótimos frutos!
Aproveitamos o ensejo para deixar o convite: sábado, dia 15.11.2014, estaremos, novamente, na Praça do Coqueiral, para a segunda etapa da limpeza. Apareça para dar a sua contribuição!
Segue abaixo algumas imagens desta ação:

Antes e Depois:






Colaboradores:



Durante:












sábado, 8 de novembro de 2014

MOVIMENTE-SE E LIVRE-SE DE DOENÇAS



TAI CHI CHUAN NO SANTA CATARINA

A Unidade Saúde da Família do Conjunto Santa Catarina com o Apoio do Grupo Amigos do Santa Catarina e a colaboração do Mestre de Artes Marciais, Prof. Dalrivan Jorge realizou na manhã de hoje, sexta-feira, dia 07/11/2014 às 7,30 horas, a primeira aula de Tai Chi Chuan contando com 8 (Oito) das 16 (dezesseis) pessoas voluntárias inscritas no Projeto "Movimente-se e Livre-se de Doenças".
Em que pese o desconhecimento desse tipo de atividade física a procura foi boa e o aproveitamento considerado satisfatório. Ficando acertado que as aulas continuarão a ser ministradas às sextas-feiras as 7,30 horas. Com a recomendação de que o interessado deve chegar à Praça do Coqueiral 15 minutos antes do início da aula.
As inscrições ainda estão abertas para a primeira turma. Os interessados ​​poderão se inscrever na Unidade de Saúde do Conjunto Santa Catarina ou com os membros do Grupo - Rua Catanduvas, 2430, Santa Catarina (Miro Filho ou Héracles).

PENSAMENTO DO MÊS DE NOVEMBRO


Educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos
Pitágoras

sábado, 1 de novembro de 2014

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO VIRTUAL: VAMOS PARTICIPAR!

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO VIRTUAL AMPLIA TRASPARÊNCIA E PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO



Divulgação Sempla
 A Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), começou a ampliar a participação popular no Orçamento Participativo. O OP está utilizando o Google Drive, uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google, para possibilitar que os moradores de todos os bairros da cidade participem da gestão do município. 


O morador que não puder participar das plenárias presenciais poderá, através da internet, preencher uma ficha e indicar as obras que deseja para a sua região. Na prática, o OP Virtual significa ainda mais participação e transparência no processo de fiscalização do dinheiro público municipal. A internet entra como parceira, vez que as plenárias presenciais continuam. 

Em quase 15 dias da experiência, a Zona Sul aparece como a região mais participativa no OP Virtual. Os moradores se organizaram e, incentivando a mobilização pelos bairros, estão reivindicando a execução do plano cicloviário de Natal. Uma das páginas no Facebook que debate a importância das ciclovias na cidade tem sido parceira na divulgação do OP Virtual. A atitude prova que quanto mais participativa for a região, mais visibilidade terão as propostas defendidas pela população. 

Outro detalhe importante: mesmo que algumas propostas não sejam executadas pelo orçamento destinado ao OP, em virtude da preferência da maioria dos moradores por outras demandas prioritárias, todas as propostas serão enviadas às secretarias municipais responsáveis e vão contribuir para o planejamento da cidade. 

O OP Virtual foi idealizado e está sob a coordenação dos técnicos do departamento de Planejamento e Participação Popular, Luís Renato Nogueira da Rocha e Thiago Freire.

Números

Entre os meses de abril e junho de 2014, a Sempla realizou 36 reuniões de bairros nas quatro regiões administrativas de Natal. Na ocasião, a população escolheu, por meio de votação direta, três áreas prioritárias por bairro. O resultado dos temas escolhidos foi divulgado por região. 

Na terceira e última fase do OP, a população vai escolher as obras e serviços a serem executados na cidade no ano de 2015. O OP Virtual entra nessa fase. A população vai participar pela internet indicando as ações que deseja para execução no próximo ano. O resultado da votação virtual será apresentado nas Plenárias Regionais Deliberativas presenciais que serão realizadas no mês de novembro.